Search
  • Prof. Marcelo Sattin

Como aumentar a motivação (em vendas) em qualquer época.


O ser humano pode ser incrível quando sua motivação é alta, porém essa mesma motivação varia de pessoa para pessoa e até mesmo em uma única pessoa. Há momentos em que estamos motivados e há outros momentos em que a nossa motivação desaparece. E isso acontece com todo mundo e em todas as áreas. Isso é muito comum na área de vendas, aonde vendedores escutam muito mais “nãos” neste época de crise do que estão acostumados a escutar em outras épocas de abundância.

Como fazer então para manter essa motivação alta? Como manter a cabeça erguida após muitas adversidades? Esse texto utiliza a equipe de vendas como exemplo mas pode ser aplicado por qualquer profissional.

A motivação humana é resultado da interação constante de 4 elementos: objetivo, motivo, perseverança e velocidade.

  1. Objetivo: significa o seu “norte”, o seu objetivo de vida que deve estar alinhado com o seu objetivo profissional. Um vendedor pode definir como objetivo pessoal e profissional ser o melhor vendedor da sua equipe. Esse será o norte dele, aquilo que ele quer alcançar.

  2. Motivo: é a razão que você tem para alcançar o seu objetivo. Muitas vendedores motivam-se pelo desafio, outros pelo dinheiro e outros por um propósito de vida, ou seja, buscam um significado no que fazem. Identifique qual é o fator que te motiva e pense nele todo dia. Um fator altamente motivacional é pensar em como seria a sua vida se você alcançasse o seu objetivo. Faça isso agora em poucos segundos: pense no objetivo que você estipulou no tópico anterior. Pensou? Agora imagine como seria a sua vida se alcançasse esse objetivo. O que as pessoas pensariam de você se você alcançasse esse objetivo? Faça isso toda manhã e você terá motivação de sobra para se tornar a pessoa que você deseja ser. Outra forma de te inspirar em dias de desânimo é através de filmes ou textos inspiradores. Ache um que te motive e acesse-o sempre que precisar de inspiração extra para prosseguir em sua jornada.

  3. Perseverança: que as adversidades irão surgir no caminho, todos nós sabemos! O que temos que fazer para supera-las, é outro desafio. Temos dois tipos de adversidades: as adversidades internas (desmotivação, tristeza, raiva) e as adversidades externas (clientes difíceis, crise, etc). As adversidades externas, quando não são superadas, nos levam à desmotivação, raiva e etc. Precisamos então superar todas as adversidades para alcançarmos nossos objetivos. Em relação às adversidades externas, conseguiremos supera-las com criatividade e capacidade de aprendizado. Quando um cliente disser “não” para você, pense o que você poderia ter feito diferente para ter conseguido o “sim” dele. Aprenda com todas as adversidades que você tiver e use a sua criatividade para supera-las da próxima vez. Outro dia encontrei um vendedor de mel na saída do banco que estava sendo recusado por todos os clientes que passavam por ali. Então perguntei a ele o que ele poderia aprender com aquela situação e ele me disse que as pessoas não queriam comprar mel. Tornei a perguntar a ele qual era o benefício que o mel oferecia às pessoas e ele me disse que era saúde. Ele então mudou a sua abordagem dizendo que poderia ajudar as pessoas a terem uma saúde melhor através do mel natural. As vendas dele melhoraram bruscamente. E quando você, mesmo mudando a sua estratégia e aprendendo com a adversidade, receber muitos “nãos’ da vida, pense no seu objetivo e no seu motivo que eles te darão energia diária para continuar.

  4. Velocidade: está relacionado ao quanto de esforço você colocará no seu projeto para chegar mais rápido no seu objetivo. Pessoas que buscam conhecimento, desenvolvimento, relacionamentos e autoconhecimento terão sempre vantagens em relação às outras. Elas geralmente se adaptam mais rapidamente, tem mais argumentos e mais suporte emocional do que quem não busca desenvolvimento. Isso fará com que elas alcancem seus objetivos muito mais rápido do que pessoas que ficam estagnadas na vida.

Trabalhe sobre esses 4 tópicos e se torne uma pessoa de sucesso.

Aqui estão 4 perguntas que te ajudarão a definir os 4 pontos citados anteriormente:

  1. Qual é o seu objetivo?

  2. O que você vai ganhar quando alcança-lo?

  3. Como você pode usar as adversidades ao seu favor?

  4. O que você pode fazer para chegar no seu objetivo num tempo muito menor?

Boa sorte na sua jornada!

Prof. Marcelo Sattin é professor de Criatividade, Inovação e Liderança. Também é Mestre em Criatividade e Inovação pela UFP (Portugal) e apaixonado por conhecimento por desenvolvimento de pessoa. Marcelo Sattin acredita que o ser humano pode se tornar incrível se seu potencial for desenvolvido.

Ele também é mágico profissional há 17 anos.

Neste ano de 2017, o professor Marcelo Sattin estará no CBTD com a palestra Resiliência e Criatividade: Resolvendo Problemas, Superando Desafios e Agregando Valor.


0 views