Search
  • Prof. Marcelo Sattin

A imaginação na criatividade


Antes de entender o papel da imaginação na criatividade é relevante compreender o que é a imaginação.

A imaginação pode ser considerada, compreendendo que a mente pensa por meio de imagens, como a capacidade mental para criar ou relacionar imagens. Essas imagens podem ser produzidas espontaneamente ou não na mente do ser humano.

A imaginação nasce da experiência humana, da percepção humana de impotência e da sua fantasia de onipotência, na qual o homem acredita que pode controlar o mundo com o pensamento. Ela utiliza-se de símbolos para dar forma ao irreal, para explicar um mundo cheio de desejos, para perceber problemas do cotidiano e resolve-los. É um processo restritamente humano, fundamental para o processo criativo porém não deve ser confundida com a própria criatividade. A imaginação permite o ser humano julgar e modificar o mundo em que vive, criando um mundo fictício.

A imaginação permite o ser humano conhecer os próprios anseios e os anseios das outras pessoas, capacita o indivíduo a identificar a defasagem entre o real e o que se espera, supri carências, aumenta a percepção entre o real e a fictício, gera motivação ao fomentar sonhos e é criadora ao trazer soluções para problemas.

A imaginação possue grande relevância no autoconhecimento, na motivação do ser humano e na capacidade de solucionar problemas do dia a dia. O ser humano, por meio da imaginação, consegue manipular o irreal transformando-o em real, trazendo respostas e soluções inexistente para o existente. Além disso, o ser humano consegue suprir suas mais profundas necessidades e controlar situações angustiantes ao utilizar-se da imaginação. Por isso, a imaginação faz parte não apenas da capacidade cognitiva do indivíduo mas também dos seus mais profundos anseios.

A imaginação, como percebido, é a matéria prima da criatividade e esta, por sua vez, é a matéria prima da inovação. É a imaginação que produz os melhores insights, as melhores ideias, as melhores criações.

Seguem algumas formas para estimular a imaginação:

  1. Não limite a sua imaginação julgando previamente as suas ideias.

  2. Faça um curso de artes: plásticas, música ou teatro.

  3. Leia matérias diferentes das que você está acostumado a ler.

  4. Como em restaurantes diferentes.

  5. Leias mais livros.

  6. Vá em exposições de artes e procure interpretar as obras com a sua imaginação.

  7. Observe objetos ao seu redor e crie novos significados para eles. Ex.: Olhe para um telefone e pense numa banana. Para isso, é importante seguir o passo 1 criteriosamente.

  8. Tente fazer piada com as dificuldades do dia a dia.

Boa sorte e boa imaginação!

#Criatividade #imaginaçào #motivaçào #inovação

67 views